Um programa de Tv inglês criou um carro movido a café em pó.
O Car-puccino (hãn-hãn) é uma adaptação de um Volskwagen Scirocco 1988 e seu custo de “rodagem” é entre 25 e 50 vezes o de um carro normal.
O pessoal do Bang Goes The Theory (não confundir com “The Big Bang Theory”), do canal BBC1, disse ter gasto 400 libras para comprar o carro. A equipe calcula que cada quilo de pó seja suficiente para 3,8 km – ou o equivalente a 56 expressos por hora.
Os grãos de café são colocados em um cilindro e aquecidos até que o café seja quebrado em hidrogênio e monóxido de carbono. O gás alimenta uma espécie de radiador, onde é resfriado e encaminhado a dois filtros. Uma vez limpo, esse gás será queimado para alimentar o motor.
Para o percurso planejado de 330 km entre Manchester e Londres, por exemplo, serão necessários 70 quilos de café. Também é preciso parar a cada 48-72 km para colocar mais grãos, e a cada 96 km para trocar os filtros.
A máquina faz 96 km/h e também emite poluentes – porém menos do que um veículo comum. Para diminuir o impacto ambiental, a equipe escolheu usar grãos descartados de uma fabricante.
Vale lembrar que a ideia não era criar um veículo verde, mas testar outras opções.
Resta saber se o carburador também expele aroma de cafezinho recém passado….
O Car-puccino
Nenhum comentário:
Postar um comentário