Bem-Vindos

Bem vindos ao Blog da Inove Technology. Esteja sempre antenado a todos os assuntos com relação a tecnologia, novidades que saem diariamente na internet, vídeos engraçados, humor, simplesmente tudo que se relaciona a tecnologia no geral.

Não deixe de nos dar o feedback, votando em nossa enquete e deixando comentários.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ligações via VOIP.

Estive esse fim de semana passado, na cidade de João Pessoa, acompanhado de minha namorada e um amigo do trabalho com sua dignissíma namorada.

No entanto, esse fim de semana, não seria apenas um fim de semana turístico como muitos devem imaginar.

Fomos com a intenção de fugirmos do Carnatal e também viajamos com o intuito de resolvermos alguns problemas, minha namorada ia deixar o currículum na faculdade de lá para ministrar aulas e eu fui também em busca de informações com relação a um curso que pretendo fazer, onde, aqui na minha cidade não tem e este mesmo curso será ministrado em João Pessoa.

Possuo um plano de telefonia de celular onde o mesmo me dá direito a 40 minutos de ligações interurbana. Sendo que com muita rapidez, mais rápido do que quem rouba, vi esses minutos se acabarem como passa um trovão.

Visto que, além dessas ligações, tive também que fazer ligações para São Paulo, onde meus pais moram lá, ligações para Natal, onde eu moro e ligações para resolver os problemas acima citados.

Ai veio em minha mente, onde eu posso falar mais, gastando menos?

Foi aí que resolvi dar uma olhada nas ligações através de VOIP, que são as ligações de voz sobre IP, onde já tinha ouvido falar em várias outros locais, mas nunca tinha tido curiosidade para ver como funcionava.

Haja visto a grande necessidade não somente da minha pessoa, como da minha namorada, fiz a proposta a ela, onde a mesma não se interessou muito, assim como eu também nunca tive curiosidade, devido ao fato de eu sempre achar que "Esmola demais, o cego desconfia." Mas resolvi ir adiante.

Entrei no site do Skype e comecei a pesquisar, tarifas baixíssimas, a um preço um tanto quanto saboroso, onde ligações para telefones locais ficam em torno de R$ 0,14. Ou seja, quatorze centavos o minutos e para telefones móveis ou celulares, ficaria em torno de R$ 0,60. Sessenta centavos o minuto, para qualquer local do Brasil.

Mesmo com toda essa esmola, resolvi encarar. Peguei o meu cartão de crédito e mais fácil do que "bater em bêbado", em menos de 3 minutos pude fazer as compras dos meus créditos, R$ 25, vinte e cinco reais em créditos. Em menos de um minuto já estava lá nos meus saldos os vinte e cinco reais.

Mas como nem tudo que reluz é ouro, vou deixar aqui a minha indignação, na verdade não gastei apenas os 25 reais de crédito, infelizmente tive que desenbolsar 33 reais. Isso devido aos impostos pagos. Não sei se impostos oriundos do Brasil ou não, mas creio eu que sim. Como sempre impostos absurdos nós pagamos.

Até quando caros leitores? Vamos ter que nos submeter a isso?

Resolvi começar a testar, fiz ligação para São Paulo, onde falei com mainha, fiz ligações para João Pessoa mesmo, fixo e celulares, fiz ligações para Natal, minha namorada ligou também para todas as pessoas que ela queria falar, mãe, amigas, entre outros.

Resumindo, brincamos de fazer ligações, resumo da ópera, ao final de tudo isso, vimos que foram gastos apenas 6 reais de créditos em ligações.

Ainda me restam algo em torno de dezessete reais e alguns centavos para nossa próxima viagem ou então tenho que gastar em até 180 dias senão os créditos expiram. Ou seja, a partir de hoje, não gastarei mais telefone de casa para fazer ligações pra São Paulo, caso eu queria falar com mainha ou painho. Ou com qualquer outra pessoa no Brasil todo e até no exterior. Isso tudo devido a ligações VOIP a preços irresistíveis.

Entretanto, é necessário um computador ou um notebook ligado a internet, de preferência com uma conexão de banda larga boa, caixas de som (normalmente todo notebook já vem) e microfone. Pronto, estará resolvido o seu problema de gastos com ligações interurbanas.

No meu caso, fiz ligações de um Notebook já com microfone e caixas de som embutidas, usando internet sem fio do próprio hotel onde estava hospedado. Ou seja, gastos irrisórios.

Ainda terei o prazer de poder desfrutar desta tecnologia VOIP, economizando ainda mais em ligações, diretamente do meu celular, do meu Nokia N95 8gb. Onde através dele, também poderei estar fazendo ligações via Skype, através do meu plano 3G ou onde tiver conexão WiFi.

Gustavo Paulino Xavier
Técnico em Informática e Tecnólogo em Redes de Computadores.

2 comentários:

  1. Valeu. Muito bom o artigo. Realmente é uma tecnologia que só tende a crescer cada vez mais.

    Parabéns Gustavo.

    ResponderExcluir