Bem-Vindos

Bem vindos ao Blog da Inove Technology. Esteja sempre antenado a todos os assuntos com relação a tecnologia, novidades que saem diariamente na internet, vídeos engraçados, humor, simplesmente tudo que se relaciona a tecnologia no geral.

Não deixe de nos dar o feedback, votando em nossa enquete e deixando comentários.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pen drive velho tem sobrevida com Puppy Linux

 por Luiz Cruz
 
Você tem uma gaveta cheia de pen drives com capacidade entre 128 e 512 megabytes sem uso? Que tal instalar um Linux super leve em um deles? Esta é a proposta do Puppy Linux, uma mini distribuição popular entre os “linuxistas” de primeira viagem.
O Puppy Linux, atualmente na versão 4.3.1, ocupa 104 MB, roda totalmente na memória RAM e tem persistência de dados. Na prática, isso significa que depois de instalar o sistema no pen drive, você pode criar arquivos, alterar configurações, entre outras coisas. O Puppy Linux, pode ter certeza, guardará as informações no pen drive, em um arquivo com a extensão 3fs para uso futuro.
No meu ponto de vista, desde que foi lançado, o sistema mantém algumas coisas mal resolvidas. Uma delas é a própria instalação no PC. O usuário deve baixar a distribuição no formato ISO, gravar um CD com esse arquivo; em seguida, deve bootar o PC usando o CD.  Só depois desse trabalhão todo é possível conectar um pen drive no PC para gravar o Puppy.
Observação importante: para instalar clique no ícone “Pet Install” e selecione o processo Puppy universal installer. Outro detalhe não amigável é que na primeira vez que você carregar o sistema, é preciso selecionar o idioma, o layout do teclado e passar por um processo de configuração da resolução da tela (às vezes, um trabalho árduo e doloroso).
O bom da distribuição são as aplicações minimalistas e objetivas. Veja alguns exemplos:
- Seamonkey 1.1.18 – Browser;
- Ayttm 0.6.0 – Mensageiro multiprotocolo;
- Pctorrent 1.4 – Gerenciador de torrents;
- Uget downloader manager – Gerenciador de downloads;
- You2pup – Download de vídeo do Youtube;
- Pburn 3.1.2 – Gravador de CD/DVD/bluray;
- Figaros Password Manager 2 – Gerenciador de senhas;
- Puppy PDF conversion wizard – Conversor de documentos para PDF;
- Pbackup 3.1.8 – Software de backup.

FONTE: 

Buscas em tempo real: cinco alternativas para não usar apenas o Google e o Bing

Diferentemente dos mecanismos tradicionais, a pesquisa em tempo real indexa atualizações de redes sociais. Conheça algumas opções de sites.

Quando grandes mecanismos de busca como o Bing, da Microsoft, e o Google anunciaram que entrariam no mundo das buscas em tempo real ano passado, eles se juntaram a um pequeno número de iniciativas que  já estavam nesse mercado.
Diferentemente de sistemas de pesquisa tradicionais, sites em tempo real indexam atualizações de comunidades sociais como Twitter, Delicious, Flickr e YouTube, mostrando ao usuário os tópicos mais quentes em discussão na web.

Muitas pessoas se voltaram para as buscas em tempo real para acompanhar eventos, já que os resultados podem mostrar blogs e fontes de informação que mecanismos tradicionais às vezes não mostram."Eles essencialmente permitem que você veja o material logo depois de ser publicado", diz o criador da SEO Made Simple, Michael Fleischner.

Dê a esses cinco mecanismos uma chance. Muitos têm interfaces intuitivas e são customizáveis, para ajudar a encontrar exatamente o que se procura assim que o fato acontece.

Collecta
No Colectta, você verá uma lista "o que está acontecendo agora" - uma relação de tópicos com artigos relacionados, tweets, posts de blogs, fotos e comentários sobre buscas populares. A listagem dos tópicos e conteúdos relacionados muda em tempo real de acordo com a popularidade. Quando você entra em uma busca e clica em “Now!”, o Collecta mostra uma lista de posts – de comentários de leitores em sites de notícias a tweets recentes e posts em blogs. Também há a opção de limitar as buscas para blogs e artigos, comentários em blogs, atualizações no Twitter, fotos no Flickr e outros.

Leapfish
O Leapfish permite que você pesquise de duas maneiras: em tempo real ou de maneira convencional. A página de resultados vai mostrar as principais notícias, artigos da Wikipedia, resultados da web, vídeos, tweets, blogs e imagens. O Leapfish permite filtrar resultados para apenas de web, tempo real, vídeos ou outros.

OneRiot
Você pode dividir resultados de duas maneiras: “Tempo real” e “Pulso”. A procura em tempo real mostrará os conteúdos mais recentemente compartilhados. Já a função Pulso exibirá os resultados “mais valiosos socialmente” relacionados à busca – essa listagem é feita de acordo com o número de vezes que o conteúdo foi compartilhado em diversos sites e com qual freqüência são compartilhados, além de outros fatores.

Scoopler
O Scoopler agrega e organiza conteúdo em tempo real ao indexar atualizações de fontes de notícias e sites sociais como Twitter, Flickr, Digg, Delicious e outros. Os resultados são divididos em duas colunas: compartilhamento popular, que incluem vídeos, imagens e links, e uma seleção de menções no Twitter, Delicious e outros sites.

Uma função interessante é o “peek”, que aparece quando você mexe o mouse em algum resultado em particular. Clicar permite uma prévia do site sem sair do Scoopler.

Thoora
O Thoora  identifica o que está atraindo barulho ao indexar a blogosfera para determinar quais são as notícias que mais atraem a atenção.

Você verá a página de resultado do Thoora quebrada em três painéis: um com resultados de busca de sites com as notícias e posts de blogs; um “status de busca”, que mostra uma linha de tempo da popularidade do tópico procurado; e uma caixa com tweets relevantes sobre o tema.

Fonte: IDGNow

Maior jornal francês agora tem site pago

Por Gustavo Xavier


Se essa moda pega aqui no Brasil, mais uma conta que teremos que pagar nesse nosso Brasilzão.

Segue abaixo a matéria:

Site do Le Figaro passa a cobrar por conteúdos online: informações em tempo real continuam abertas


SÃO PAULO – O jornal “Le Figaro”, dono da maior tiragem da França, acabou de reformular seu site e já está cobrando por conteúdos específicos na internet.
As notícias em tempo real continuam abertas a todo o público, segundo o informe da equipe da publicação. O que passa a ser restrito a partir de agora são os recursos multimídias e de compreensão da atualidade, divididos em dois pacotes pagos.
 
O primeiro, mais barato (oito euros ao mês) e generalista, é o “Mon Figaro Select”, cuja função é se aprofundar sobre assuntos específicos, aglutinando artigos, debates e algumas vantagens comerciais para o consumidor.
Já com um maior investimento (quinze euros ao mês), o leitor pode assinar o “Mon Figaro Business”, que permite acesso a serviços destinados à facilitação da vida profissional.
Além dos textos econômicos exclusivos, esta assinatura prevê o acesso a uma base de dados com organogramas e fichas biográficas de diretores de grandes empresas, de acordo com a agência francesa Efe.

Netbook Positivo vem pronto para o 3G

 
 
O Mobo Black 3030 trabalha com SIM card da Vivo, mas pode ser desbloqueado
 
A configuração do Mobo Black 3030, da Positivo, é praticamente a mesma encontrada na maioria dos netbooks básicos, não fosse por um diferencial bem relevante para maquininhas dessa categoria. O minilaptop possui um modem 3G embutido para fazer o portátil navegar nas redes celulares. O modem vem configurado para trabalhar na rede da Vivo, mas pode ser desbloqueado para funcionar com outra operadora. Mas, para isso, é necessário acionar o suporte técnico da Positivo. Além disso, o teclado é confortável e o design é bem discreto. O preço de 1.399 reais está na média para esse tipo de equipamento.

O minilaptop possui tela de 10,1 polegadas, com resolução máxima de 1.024 x 600 pixels. Um destaque do Mobo Black 3030 é o LCD fosco, que permite usar o netbook por mais tempo sem cansar a vista e sem o usuário se incomodar com os reflexos, comuns nos displays brilhantes. Afinal, na maioria das vezes, um netbook fica no seu colo, e não apoiado sobre a mesa. Já a qualidade do som desse modelo é fraca.

Na usabilidade, esse netbook da Positivo possui um teclado no padrão ABNT2, com acentos e cedilha em seus devidos lugares. Ele também é bem macio, mas algumas teclas são pequenas, o que dificulta um pouco a digitação. O touchpad, embora estreito, tem boa sensibilidade, mas seus botões poderiam ficar na parte de baixo, e não nas laterais.

Desempenho na média
O Positivo Mobo Black 3030 traz aquela configuração que você já cansou de ver por aí: processador Intel Atom N270, de 1,6 GHz, 1 GB de memória RAM e 160 GB no disco rígido. Tudo isso rodando com Windows XP Home Edition de 32 bits. A controladora gráfica desse modelo é uma Intel GMA 950 com 224 MB de memória compartilhada.

Nos testes do INFOLAB, o netbook não obteve resultados além daqueles que já esperávamos. No Sandra Lite XII, anotou 3.573 MOPS em cálculos aritméticos. Já para converter um arquivo WMV de 81 MB para MP4, em 320 por 240 pixels, levou 358 segundos. No 3DMark06, marcou 93 pontos.

3G é a atração

Nas conexões, o Mobo Black 3030 possui três portas USB 2.0, interface de rede Fast Ethernet e leitor para cartões de memória SD, MS, MS Pro, MMC e XD. Infelizmente, o Wi-Fi ainda segue o padrão 802.11g. Mas o grande destaque é mesmo a presença do modem 3G embutido.

Em nossos testes de duração de bateria, o netbook não foi péssimo, mas decepcionou. Com Wi-Fi ligado para consumir mais bateria, o micrinho aguentou apenas 101 minutos de trabalho contínuo rodando o programa Battery Eater 05, ficando à frente apenas do HP Mini 1020br.
 
FONTE: http://info.abril.com.br/reviews/hardware/notebooks/positivo-mobo-black.shtml

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

EA lança Fifa Online nos moldes de Farmville



SÃO PAULO – Às vésperas da Copa do Mundo, a Electronic Arts (EA) inaugurou há pouco o seu primeiro jogo social de futebol intitulado de  Fifa On-line.
 
Apostando na evolução dos personagens e no consumo de itens via pequenos pagamentos pela internet, o título segue os moldes lucrativos de Farmville, da Zynga, e de Joga Craque, da Vostu.

A grande diferença, talvez, esteja na qualidade gráfica. Acostumada a criar jogos complexos para PCs e consoles de última geração, a desenvolvedora conseguiu criar uma peça leve e ao mesmo tempo repleta de detalhes na interface.

Há diversas formas de interação no jogo, todas elas dependendo única e exclusivamente do mouse. Pelos cliques, o usuário pode, por exemplo, montar um esquadrão e disputar um grande campeonato com outros internautas.

Resta saber, porém, se o Fifa Online não é apenas mais um “joguinho bonitinho’. O futuro da Electronic Arts deve depender e muito dessa

nova forma de comércio entre o seu público-alvo, que parece ser garotos e adolescentes de 13 a 17 anos.

Mês passado, a fabricante alertou que o lucro do ano fiscal de 2011 ficará aquém das expectativas de Wall Street, uma vez que a empresa precisa de novos jogos populares depois de uma sucessão de metas não atingidas e reestruturação.

As ações da desenvolvedora de games americana caíram 8% depois que sua previsão do quarto trimestre também ficou abaixo da expectativa de analistas, um mês depois de atualizar a perspectiva para o ano atual de 2010.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/ea-lanca-fifa-online-nos-moldes-de-farmville-15022010-25.shl

França pede prisão de ciclista hacker


PARIS - Um tribunal francês emitiu um mandato internacional de prisão contra o ciclista norte-americano Floyd Landis pela suspeita de que ele teria invadido o computador de um laboratório antidoping, disse o diretor da agência antidoping da França, Pierre Bordry, à Reuters nesta segunda-feira.
Bordy disse que o juiz Thomas Cassuto acredita que Landis, de quem o título da Volta da França de 2006 foi tirado após ser reprovado no teste antidoping, queria provar que o laboratório onde suas amostras foram avaliadas se enganou.
"O juiz francês Cassuto, do Tribunal de Última Instância de Nanterre, nos informou que ele emitiu o mandato internacional de prisão contra Floyd Landis em 28 de janeiro, cujo teste antidoping deu positivo por uso proibido de testosterona durante a Volta da França de 2006, após o sistema de computador do nosso laboratório ter sido hackeado", disse Bordy.
"Ele foi convocado pela Justiça, não apareceu e agora está sob mandado internacional de prisão."
A agência antidoping francesa entrou com uma ação legal contra pessoas não reveladas, após o sistema de informática de seu laboratório ter sido hackeado em setembro de 2006.
Landis, primeiro ciclista a ter seu título retirado, continuou negando qualquer crime, mas o Tribunal de Arbitragem Desportiva (CAS) rejeitou sua declaração de que o teste revelou-se positivo por conta de algum engano no procedimento realizado pelo laboratório.
Landis, de 34 anos, disse no ano passado, após o término da suspensão de 2 anos, que estava decidindo se seguirá o exemplo do colega norte-americano Lance Armstrong e voltará a competir na Volta da França.
"Parece que ele (Landis) fez tudo o que pôde para entrar em nosso sistema para tentar provar que o laboratório estava enganado. Ele mostrou muitos documentos que obteve ao hackear diversos casos", afirmou Bordry.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/franca-pede-prisao-de-ciclista-hacker-15022010-22.shl

Samsung estreia celular com a plataforma “bada”

por Daniela Gonzalez


BARCELONA – A Samsung apresentou ontem à noite o Wave, seu primeiro smartphone baseado no sistema operacional móvel bada.
O novo aparelho vai chegar no mercado em abril e terá tela
com resolução de altíssima qualidade, graças ao que a fabricante sul-coreana chama de “a primeira tela Super AMOLED”, além de câmera de 5 megapixels e processador de 1GHz.
O celular contará ainda com interface própria da Samsung, apelidada de TouchWiz 3.0, que pretende facilitar a customização do menu e permitir acesso rápido a serviços de redes sociais.
O Wave deverá custar cerca de 330 euros.

Fonte: Info Abril

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

YaYa faz downloads, visualizações e playlists de vídeos do Youtube

Por Felipe Maia

O YaYa é, como diz seu nome, outro aplicativo para o Youtube. O software faz downloads de vídeos do site, mas também tem outras opções: criar playlists, fazer buscas, tirar snapshots e visualizar vídeos em flash de outros sites. Outro ponto muito interessante do software é o visualizador de vídeos, que funciona tanto para arquivos baixados quanto para vídeos streaming.

A busca do YaYa não é muito eficiente, mas caso determinado vídeo não seja encontrado, pode-se inserir seu endereço direto. Fica a critério do usuário baixar o vídeo ou apenas assisti-lo, criando uma playlist direto no software.

O internauta pode ainda tirar imagens dos vídeos que assiste com a ferramenta própria do YaYa. A reboque, vem um visualizador de snapshots, que exporta as imagens como JPG ou PNG.


Fonte: INFO

Sony lança primeiro tocador Blu-ray 3D

O aparelho possibilitará também o streaming de conteúdo da Amazon, Netfix, Youtube e outros.

Por Jacqueline Lafloufa


A Sony anunciou o lançamento do Sony BDP-S470, seu primeiro tocador blu-ray 3D, e promete uma atualização para alguns dos tocadores atuais para possibilitar que também façam exibições em 3D.

 “A empolgação dos consumidores por exibições em 3D é incrível, e a Sony está pronta para oferecer a melhor experiência possível para exibições domésticas”, disse Chris Fawcett, vice-presidente da divisão Home da Sony, de acordo com o site TG Daily.

O BDP-S740 será capaz também de exibir em 3D conteúdos via streaming a partir da Amazon, Netflix, YouTube, entre outros, ressalta o site PC Mag.

De acordo com o site CNET News, os modelos BDV-E770W, BDV-E570 e BDP-S570 receberão uma atualização e também irão suportar exibições em 3D.

O Sony BDP-S470 deve estar disponível nos Estados Unidos no fim de fevereiro, e deve custar cerca de 200 dólares. Não existe previsão de lançamento do Brasil.

Fonte: http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/02/12/sony+lanca+primeiro+tocador+blu+ray+3d+9396711.html

Google ameaça processar o criador do 'Orkut Ouro'

Por Gustavo Xavier

Alguém aqui se lembra da matéria postada dias atrás sobre uma página maliciosa sobre o orkut ouro? Pois é, o responsável pela mesma talvez vá ter que pagar as consequências na justiça. Nada mais justo.

Veja a matéria completa neste link: http://inovetechnology.blogspot.com/2010/02/virus-falso-aplicativo-do-orkut-promete.html

Então mais uma vez, estarei re-lembrando o que meu pai sempre me disse a vida toda, "Pense duas vezes antes de fazer as coisas."

Ou senão, você pode pagar caro.

Segue a matéria abaixo.

Começou a circular pela internet, na manhã de hoje, uma falsa mensagem sobre o lançamento do Orkut Ouro. O site/serviço seria uma versão avançada do Orkut tradicional, e permitiria, aos usuários do novo serviço, entre outras coisas:

"Ver a lista completa de quem visitou o seu perfil, quantas vezes e quais páginas dele viu, mesmo que essa pessoa tenha desabilitado a opção de visitantes recentes e não tenha Orkut Ouro.

Ver todas as fotos, recados e vídeos de todos os usuários do Orkut que não têm Orkut Ouro, mesmo que estejam com cadeado.

Nunca ser bloqueado por ninguém que não tem Orkut Ouro.

Entrar em qualquer comunidade moderada, a menos que o dono também tenha Orkut Ouro. Neste caso, você será o primeiro da fila de moderação para ser aprovado.

Álbum de fotos sem censura.

Google maps em tempo real, com GPS.

Visualizar mensagens, recados, comentários, fotos e depoimentos de usuários Orkut Ouro."

Para fazer parte do Orkut Ouro, o usuário deveria enviar, à um determinado endereço de e-mail, informações como nome completo, e-mail do cadastro no Orkut e a senha. Isso mesmo, o e-mail e a senha de acesso.

Segundo informado no site, os dados seriam "necessários para verificarmos a autenticidade da sua conta. Até 3 dias úteis após o envio deste email seu período de testes do Orkut Ouro começará e você receberá um email com instruções de pagamento".

Depois que o assunto chegou ao Trend Topics do Twitter, o diretor de comunicação do Google no Brasil, Félix Ximenes, informou que a empresa estava "apurando para saber se é algum tipo de golpe" e que as medidas cabíveis estavam sendo estudadas.

Quando a coisa começou a ficar feia, o autor do lançamento voltou atrás, negando a existência do suposto serviço e dizendo que "Orkut Ouro foi uma BRINCADEIRA".



Segundo informou o G1, mais de 100 pessoas enviaram os dados ao suposto novo serviço. Informou, ainda, que segundo o autor da brincadeira, nenhuma informação contida nas mensagens recebidas por ele foi utilizada e que as mensagens foram prontamente apagadas.

De acordo com o advogado especialista em direito eletrônico Rony Vainzof, os jovens cometeram dois crimes: o de violação de marca e o de falsa identidade. "Eles utilizaram a marca do Orkut indevidamente, induzindo terceiros a confusão", explicou em entrevista por telefone ao G1.

"Como é um crime de iniciativa privada, o próprio detentor da marca precisa propor ação criminal se achar pertinente. Se por meio dessa mensagem eles [os jovens] conseguiram ter acesso às senhas e entraram em algum perfil para alguma prática, pode caracterizar o crime de falsa identidade", afirma Vainzof.

Fonte: http://googlediscovery.com/2010/02/11/google-ameaca-processar-o-criador-do-orkut-ouro/

Um mouse de cristais por até US$500

Mouses de cristais: acima, à esqueda, modelo Full Deco e (à dir) Deco Mouse; abaixo, Deco Mouse L e Deco Mouse Spider


SÃO PAULO – As fotos acima não são de um detalhe de alegoria de Carnaval, enfeite de carro alegórico ou globos de discoteca.

São mouses à venda na internet cravejados de cristais Swarovski – os mais caros do mundo.

Na loja online Gizmine, o modelo conhecido como Full Deco Mouse é feito de aço e coberto com cerca de mil pedrinhas. Sai pela “bagatela” de US$499,99.

Achou meio exagerado? Tudo bem: “para aqueles que amam cristais Swarovski mas querem ser um pouco menos chamativos temos o Deco Mouse”, anuncia a loja. Feito do mesmo material, ele contém “apenas” metade das pedrinhas do modelo Full Deco. E, com 500 cristais, custa US$299,99.

E já que o assunto é Carnaval, há opções que se enquadram mais no clima: o Deco Mouse Spider tem cristais incrustados em forma de tarântula, enquanto o Deco Mouse L tem a letra desenhada (em homenagem ao detetive da série Death Note). Ambos à venda por US$189,99.
 
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/um-mouse-de-cristais-por-ate-us500-13022010-3.shl

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O manual dos gadgets. Tablets, smartphones, e-readers. Qual escolher?


Veja quais são os prós e contras desses e de outros aparelhos
André Cardozo
Em meados dos anos 1980, quem quisesse gastar o salário em equipamentos de informática não tinha muitas opções. A escolha era basicamente entre um PC de mesa bege ou preto.
Mas em 30 anos muita coisa muda e na área de tecnologia essas transformações foram radicais. O PC encolheu e virou notebook, e depois netbook. Os celulares se sofisticaram e viraram smartphones. Surgiram também os e-readers e os tablets. Mas será que todo mundo precisa ter esse monte de gadgets? Confira a seguir os prós e contras de cada um.


CELULARES


Divulgação
TouchPlus DTV: celular com TV
TouchPlus DTV: celular com TV

A favor: preço baixo e, em modelos intermediários, recursos como câmera, TV digital e tocador de MP3.
Contra: falta de recursos mais avançados, como programas mais sofisticados de agenda,  consulta de e-mail e navegação na web.
Dica de compra: ao escolher um celular, vale a pena pensar em como o aparelho será usado. Alguns modelos são focados em SMS e trazem teclados completos embutidos. Outros se destacam por sintonizar TV digital ou ter câmeras um pouco melhores e mais recursos para ouvir música. Os mais básicos costumam trazer apenas rádio FM como recurso interessante.


SMARTPHONES
Divulgação
iPhone: referência entre smartphones|
iPhone: referência entre smartphones
A favor:
funcionam como pequenos computadores de bolso. Navegam na web com competência, trazem câmeras robustas para tirar fotos e vídeos e podem ganhar novas funções com a aquisição de programas adicionais.

Contra: duração de bateria costuma ser pequena, exigindo recarregamento praticamente diário quando o aparelho é usado mais intensamente.
Dica de compra: ao comprar um smartphone preste atenção também ao plano de dados contratado. De modo geral, 100 MB por mês são suficientes para baixar e-mails e navegar moderadamente na web. Quem quiser acessar muitos sites com vídeo ou usar serviços mais sofisticados deve optar por um plano com acesso ilimitado.


E-READERS


Divulgação
Kindle: e-reader com conexão 3G
Kindle: e-reader com conexão 3G

A favor: a tecnologia de tinta eletrônica (E-Ink) usada na maioria dos e-readers é excelente para ler livros e não cansa a vista. Os e-readers também costumam ter boa duração de bateria, geralmente até 10 dias.
Contra: e-readers servem para ler livros, e só. A falta de recursos extras pode obrigar o usuário a carregar outro equipamento em viagens. Livros técnicos e revistas não se adaptam muito bem à tela de tinta eletrônica, que não mostra imagens coloridas.
Dica de compra: os e-readers mais baratos exigem o computador como intermediário para aquisição de livros, gratuitos ou pagos. É necessário conectar o e-reader na porta USB para transferir os livros do PC para o aparelho. Alguns modelos mais sofisticados contam com recurso Wi-Fi, que permite fazer essa transferência sem o uso de fios. Mas o mais prático mesmo é o Kindle, e-reader da Amazon. Ele conta com uma conexão 3G, que permite comprar e receber os livros no próprio aparelho.

TABLETS


Reuters
Tablet: modelo da Hanson tem Windows 7
Tablet: modelo da Hanson tem Windows 7

A favor: leves, podem substituir notebooks e netbooks com competência para ver filmes, ouvir músicas e navegar na web. São úteis principalmente para quem passa muito tempo em aeroportos
Contra: como não possuem teclado físico (apenas virtual, na tela touchscreen), não são a alternativa mais adequada para atividades que exigem muita digitação. No Brasil o uso em transporte público pode ser um problema, principalmente nas grandes capitais, por questão de segurança. Carregar um desses em um ônibus coletivo pode ser um baita chamariz para criminosos.
Dica de compra: ainda é cedo para avaliar características técnicas, mas é certo que os tablets serão completamente dependentes da internet. Por isso, ao comprar um, o consumidor deve ficar de olho nos planos de dados 3G oferecido pelas operadoras.

NETBOOKS


Divulgação
Netbooks: leves e práticos
Netbooks: leves e práticos

A favor: leves e pequenos, eles cabem em mochilas e não chamam atenção na rua. Um netbook é uma boa opção principalmente para acessar a web e mandar e-mails de qualquer lugar.
Contra: não têm poder de processamento para rodar programas mais “pesados”, como jogos e programas gráficos.
Dica de compra: alguns netbooks vêm com modems 3G, que permitem acessar a internet sem a necessidade de estar em uma área com cobertura sem fio Wi-Fi. Em alguns modelos, o modem 3G é desbloqueado, permitindo escolher livremente a operadora que fornecerá o plano de dados.

NOTEBOOKS


Divulgação
Notebooks: bons substitutos para PCs de mesa
Notebooks: bons substitutos para PCs de mesa

A favor: mesmo modelos mais simples substituem os computadores de mesa com eficiência em tarefas como navegação na web e edição de documentos de texto e planilhas.
Contra: notebooks muito poderosos costumam ser também muito caros. Por isso, se houver necessidade de um equipamento muito poderoso, pode ser mais viável escolher um computador de mesa.
Dica de compra: notebooks mais modernos podem servir também como tocadores de Blu-ray quando conectados a uma TV. Para isso, é necessário que o modelo tenha um leitor desse padrão e também uma saída do padrão HDMI.


DESKTOPS


Divulgação
PC tudo-em-um: design sofisticado
PC tudo-em-um: design sofisticado

A favor: podem oferecer muito poder de processamento e custo razoável quando comparados a notebooks.
Contra: desktops convencionais ocupam muito espaço. Já os modelos tudo-em-um dificultam a troca de peças, pois o gabinete é menor e não há espaço para uma placa de vídeo maior ou um segundo disco rígido, por exemplo.
Dica de compra: a compra de um desktop é mais interessante quando se escolhe um modelo com configuração mais poderosa. Nesse caso, o desktop leva uma vantagem grande sobre o notebook na relação entre custo e benefício. Modelos tudo-em-um são mais estilosos, mas costumam ser mais caros e menos potentes do que PCs convencionais.
 
Fonte: http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/02/23/o+manual+dos+gadgets+9405582.html

O Zune HD encara o iPod touch?

Leonardo Martins, da INFO

Player da Microsoft tem boa interface e tela de OLED; faltam aplicativos

Zune HD


Microsoft

Prós: Design elegante, interface intuitiva e tela de OLED com ótima qualidade

Contras: O fone é fraco e falta uma loja de aplicativos mais rica

Conclusão: Player com bons recursos, mas que peca pela falta de aplicativos

Avaliação técnica: 8,2

Preço: 999 reais

Preço médio no MercadoLivre

Ficha técnica

16 GB > Áudio: MP3, WMA, AAC, M4a e M4B > Vídeo: WMV, MPEG-4 e H.264 > Tela de 3,3" > 76 g > Duração de bateria: 403 minutos (com vídeo)
 
No mundo dos MP3 players, o domínio da Apple, com seus vários iPods, é inquestionável. No Brasil, quem chega mais perto dela é a Sony, que se destaca em aparelhos de som de bolso desde os tempos do Walkman. Lá fora, existe uma terceira grande força: o Zune HD, da Microsoft, também tem usuários entusiastas. Evolução do primeiro Zune, de 2006, a nova versão aposta numa tela de OLED e numa interface muito bem feita e intuitiva para encarar o império de Steve Jobs. Mas, oficialmente, ele só é vendido nos EUA. Por aqui é encontrado no MercadoLivre e em outros sites do gênero.

As primeiras impressões em relação ao Zune HD agradam. Por fora, ele tem uma construção rígida, com ótimo acabamento. O INFOLAB avaliou o player na cor preta, que a Microsoft chama de Onyx Black. Em resumo, ele passa confiança para ficar no seu bolso convivendo com chaves e outros objetos. Com 74 gramas, o formato do aparelho torna-o fácil de carregar por aí sem incômodos. O curioso é que ele tem quatro parafusos na parte traseira. Para quem se acostumou ao desenho limpo da Apple, isso pode parecer um defeito. Porém, se a bateria do seu Zune HD der problema, você tem como abri-lo e tentar trocá-la.

O aparelho conta com três botões: um central, para retornar à página inicial, outro na parte superior, para ligá-lo e desligá-lo, e um lateral para acesso ao guia rápido na tela, para aumentar o volume, pausar ou mudar de faixa. A tela, inclusive, é um dos pontos altos do Zune HD. Com 3,3 polegadas, resolução de 480 por 272 pixels e construção de OLED, o display entrega imagens coloridas e equilibradas, tanto nas capas dos CDs quanto nos vídeos e jogos.

Interface boa, bonita e básica

Todos já sabem que o melhor jeito de fazer uma interface de MP3 player é prezar pela simplicidade. A Apple entendeu isso muito bem com os iPods. A Microsoft não ficou atrás e caprichou na interface do Zune HD. Com tópicos diretos escritos em letras grandes, é fácil acessar todos os recursos do aparelho com facilidade. Para completar, a transição das telas é feita com elegância e retornar ao último tópico requer apenas um clique.

Outros detalhes interessantes da interface do modelo são as listas rápidas, chamadas de Pins. Por meio delas, num menu lateral e cheio de imagens, é possível ver as músicas, sites e vídeos mais acessados pelo usuário. É como uma barra de favoritos feita automaticamente pelo aparelho. Outra boa sacada é a aba Social, que mostra as playlists de seus amigos conectados à rede e até permite comprar as músicas que eles ouvem. Porém, convenhamos, no Brasil você não terá muita gente para adicionar nessa brincadeira.

Um dos grandes motivos para a interface do Zune HD ser tão redonda é a combinação do bom software com o novo chip da NVIDIA, o Tegra. O processador foi desenhado especialmente para rodar vídeos e jogos em alta definição sem sugar toda energia da bateria em aparelhos portáteis, como smartphones, smartbooks e MP3 players. Com mais velocidade, o Zune HD decodifica com facilidade os vídeos, utilizando menos energia e ainda entregando imagens com resolução alta. Prova disso, é que o aparelho exibiu vídeo durante 6 horas e 43 minutos sem recarga da bateria no INFOLAB. Ponto para a Microsoft.

Aplicativos contados nos dedos

Quase tudo anda bem para a Microsoft na disputa do Zune HD com o iPod touch: sua interface é comparável à do concorrente, ele conta com conexão Wi-Fi, a tela mostra imagens nítidas e o som do aparelho tem ótima qualidade, com bons graves. Porém, se a ideia é ir além de um simples MP3 player, ele tem problemas na hora dos extras. A loja virtual do aparelho, o Zune Marketplace, é especializada em venda de vídeos e músicas, com milhares de artistas. Porém, Zune HD manda muito mal nos aplicativos, que são um grande trunfo do iPod touch e sua gigante App Store. Há menos de dez programas disponíveis para o Zune. Entre eles, os mais interessantes são o cliente de Twitter e alguns joguinhos de corrida, mas nada que salte os olhos.

Mas o Zune HD ainda tem suas cartas na manga. Sintonizar rádio FM pode não parecer nada digno de nota, mas a transmissão é feita pelo sistema RDS. Os dados são recebidos digitalmente, deixando o som com alta qualidade. Outra boa sacada é o dock vendido separadamente com saída HDMI, para transmitir arquivos de vídeo do Zune HD para a telona. Porém, não será fácil encontrá-lo no Brasil.

Um dos pontos em que a Microsoft poderia deixar o Zune HD à frente do iPod touch é o fone de ouvido. Quem nunca reclamou do periférico branquinho que acompanha os players da Apple que atire o primeiro iPad. Porém, o fone do Zune HD, mesmo escolhendo a cor preta, também não convence. Seu formato traz certo desconforto e o som é fraco para um fone intra-auricular. O jeito é seguir o mesmo caminho de quem já tem um iPod e comprar um periférico de outra marca, com melhor potência.

Botnet ‘Chuck Norris’ ataca roteadores e modems DSL

Malware infecta equipamentos que possuem senha padrão de administrador e podem direcionar usuários de PCs para sites maliciosos.


Se você não mudou a senha padrão do roteador da sua casa, pode estar prestes a receber a visita indesejada do Chuck Norris – um botnet  descoberto por pesquisadores tchecos, que se espalhou graças ao grande número de roteadores e modens DSL com configurações precárias, de acordo com o chefe do departamento de segurança de rede da Universidade Masaryk, Jan Vykopal.

O malware recebeu a alcunha de Chuck Norris devido a um comentário em italiano no código fonte: “in nome di Chuck Norris” (em nome de Chuck Norris).

Especialistas dizem que vários tipos de botnets infectaram milhões de computadores ao redor do mundo, mas o Chuck Norris é incomum porque afeta os modens DSL e os roteadores, em vez dos PCs, usando a senha padrão de administrador dos equipamentos.
Para infectarem os aparelhos, basta que eles usem a senha padrão e estejam configurados para permitir acesso remoto. O botnet explora sobretudo uma  vulnerabilidade dos dispositivos da fabricante D-Link, segundo Vykopal. Um representante da D-Link negou ter conhecimento do botnet, e a empresa ainda não comentou  a questão.

Segundo Vykopal, assim como outro botnet de roteador, chamado Psyb0t, o Chuck Norris pode infectar dispositivos baseados em MIPS que rodem sistema operacional Linux, disse Vykopal.  A combinação Linux/MIPS é amplamente usada em roteadores e modens DSL, mas o botnet também ataca receptores de TV por satélite.

Vykopal não sabe o alcance do botnet, mas disse que há evidências de que máquinas infectadas “estão se espalhando pelo mundo, da América do Sul à Ásia. O botnet atingiu diversas redes de servidores de provedores de internet e operadoras de Telecom”, afirmou.

No momento, máquinas infectadas com o Chuck Norris podem ser usadas pra atacar outros sistemas na internet,através dos famosos DDoS,  ataques distribuídos de negação de serviço. O botnet pode fazer uso também de  um “descobridor” de senhas, em outro computador, para mudar o sistema de nome de domínio (DNS) do roteador. Com esse ataque, vítimas pensam que se conectarão ao Facebook ou Google, mas acabam em páginas maliciosas que tentam instalar vírus nas máquinas.

Uma vez instalado na memória do roteador, o malware bloqueia a comunicação remota e começa a analisar a rede em busca de outras máquinas vulneráveis. Por estar presente na RAM do roteador, o Chuck Norris pode ser apagado com uma reinicialização do dispositivo.

Usuários que não querem ser infectados podem minimizar os riscos  através de ações simples. Entre elas, o uso de senhas fortes no roteador e no modem. Também é possível acabar com o problema atualizando o firmware do dispositivo e desativando a possibilidade de acesso remoto.

Nos últimos anos, hackers começaram a olhar para dispositivos como roteadores, que não são propriamente seguros, disse Vykopal. “Eles não são regularmente atualizados, mesmo com pacotes disponíveis”. E estão continuadamente conectados à internet, durante dias e meses”, disse.
No futuro, ele espera que mais malwares ataquem os aparelhos.

Fonte: Pc World

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cuidado ao postar fotos na internet

Por Gustavo Xavier.

Retomando o assunto do post anterior, mais uma vez gostaria de enfatizar, tudo o que for fazer na internet, "Pense duas vezes antes de fazer."

No exemplo anterior mostramos o caso de um usuário do Twitter que quis fazer uma brincadeira e acabou nas mãos da justiça Britânica. Já agora nesse exemplo, vamos mostrar o caso de uma garota que postou um foto na internet e vejam só o que acabaram fazendo com a foto dessa singela garota.

Podem conferir as fotos abaixo.




























Fonte: insonia.com

Britânico é indiciado por trote terrorista no Twitter

Por Gustavo Xavier

Muito cuidado com o que você escreve na rede mundial de computadores. Ao escrever toda e qualquer palavra na internet, faça como o meu pai sempre me disse durante toda a minha vida, "Pense duas vezes antes de fazer as coisas.", aqui é pensar duas vezes antes de escrever qualquer coisa.

Afinal de contas, tudo pode ser usado contra você no futuro e quando você menos esperar a justiça pode estar batendo na sua porta como aconteceu com esse usuário da rede social Twitter. Uma ferramenta muito útil para tudo, para se manter atualizado, receber notícias, informações, muitas vezes para o usuário se auto-promover, onde muitos o usam para colocar informações infundadas, que foi o caso dele, foi colocar uma brincadeira, uma piada de mal gosto e acabou nas garras da justiça.

Portanto, antes de criticar, de mencionar qualquer palavra, faça como meu pai sempre me disse, "Pense duas vezes antes de falar."

Veja abaixo a matéria:

Um homem de 26 anos que fez uma piada sobre uma bomba em um aeroporto inglês foi formalmente acusado na quinta-feira (17).

Segundo o jornal britânico "The Independent", a polícia de South Yorkshire informou que Paul Chambers, 26, "vai ser acusado pelo envio de mensagem em uma rede de comunicação pública que foi gravemente ofensiva ou de caráter indecente, obsceno ou ameaçador, que contraria a Seção 127 da Lei de Comunicações, de 2003".
 
 
Um porta-voz da Polícia informou que o indiciamento de Chambers está para ser encaminhado à Justiça.


No começo de janeiro, Chambers foi preso devido a uma brincadeira no serviço de microblogs Twitter, na qual dizia que explodiria o aeroporto Robin Hood, em Doncaster, na Inglaterra, caso seu voo fosse atrasado.

Entretanto, mesmo se tratando de uma piada, a polícia foi prender o usuário do serviço de microblogs, em 13 de janeiro.

"Meu primeiro pensamento ao ouvir que era a polícia foi que, talvez, algum membro de minha família tivesse sofrido um acidente", disse Chambers. "Então eles disseram que eu estava sendo preso sob a lei de terrorismo, e me mostraram um pedaço de papel. Era uma impressão da minha página do Twitter. Foi quando ficou claro para mim."

Chambers foi preso sob suspeita de conspiração na criação de um boato sobre bomba, e interrogado por sete horas.

"Tive de explicar totalmente o Twitter para eles, porque eles nunca haviam ouvido algo sobre. Então eles perguntaram tudo sobre a minha vida doméstica, trabalho e outras coisas pessoais", disse ele.

O post foi excluído do serviço de microblogs. O laptop, iPhone e computador doméstico foram levados pela polícia. Chambers foi liberado sob fiança, e ainda terá que responder a investigações.

Jogue futebol (também) para gerar energia elétrica

Você pensa que a bola de futebol serve apenas para ser chutada pelos jogadores do time favorito e garantir a alegria – ou tristeza - da torcida quando “é gol”? Nada disso! Ela pode acender uma lâmpada ou ainda recarregar a bateria do seu celular.


Hoje, da noite para o dia, surge sempre uma novidade movida a tecnologia e criatividade ilimitadas. É bem verdade que, às vezes, aparecem ideias bem esdrúxulas, mas o bom de ter gente que sempre quer ir além é que não há limites também para a reinvenção. E foi pensando assim que quatro estudantes de engenharia da Universidade de Harvard conseguiram desenvolver uma bola de futebol que, enquanto é chutada e corre pelo gramado, gera energia elétrica.

A s0ccket * - como foi batizada por eles - consegue captar a energia do impacto, que normalmente é perdida. Seria mais ou menos como um mecanismo de “mexer para carregar”, ou seja, uma tecnologia semelhante à utilizada em algumas lanternas. E vejam que eficiência! Apenas 15 minutos de movimento da s0ccket são suficientes para iluminar uma pequena lâmpada de LED por três horas ou carregar um aparelho de celular.

E claro que há um inconveniente nessa invenção: a s0ccket é um pouco mais pesada que as bolas comuns, o que exige mais desempenho e força dos atletas. Mas, como a busca da eficiência é uma meta eterna para os cientistas – inclusive os novatos -, os estudantes de Harvard dizem que já estão estudando alternativas para deixá-la mais leve. Enquanto isso, o projeto segue em fase de testes em países africanos, como Quênia e África do Sul.

Se der certo, a produção de s0cckets poderá transformar a vida de mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo, que ainda precisam de querosene para iluminar suas casas. Não é uma boa?

Computador de 1980 também acessa o Twitter

Um Commodore VIC-20, computador que chegou ao mercado em 1980, está pronto, agora em 2010, para entrar no Twitter. A adaptação foi feita pelo Personal Computer Museum de Brantford, cidade próxima a Toronto, no Canadá, e a primeira mensagem será enviada no próximo dia 20, sábado.


O primeiro a ter mais de um milhão de cópias vendidas.

O tweet inicial enviado pelo VIC-20 será feito por um radialista/personalidade local, e depois os visitantes do museu poderão também mandar textos via microblog. O software para o Commodore, chamado de TweetVER (abreviação para "twittando de um computador antigo", em inglês), roda em uma fita cassete, já que a máquina tem apenas 5 KB de RAM e processador de 1 MHz.

O VIC-20 foi um dos computadores pessoais dos anos 1980 vendidos abaixo do preço de US$ 300, e foi o primeiro a ter mais de 1 milhão de cópias comercializadas. As mensagens enviadas pelos visitantes do museu estão na conta @vintagepc. Mais informações em http://www.pcmuseum.ca/.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4271620-EI4801,00-Computador+de+tambem+acessa+o+Twitter.html

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Skype fecha primeiro grande acordo com operadora de celular

da Reuters, em Barcelona

O grupo de telefonia via internet Skype fez sua primeira grande incursão no setor de telefonia móvel, por meio de um acordo com a maior operadora norte-americana do segmento, a Verizon Wireless.

Os telefonemas gratuitos via computador do Skype se tornaram um fenômeno na internet desde que a companhia foi criada, em 2002, e ela conta com cerca de 520 milhões de usuários registrados em todo o mundo.

Até o momento, porém, a Skype havia conquistado pouco espaço no setor de telefonia móvel, com a única operadora a adotar a tecnologia da empresa sendo a britânica 3, porque a maioria das operadoras do setor a viam como risco para seu negócio central, a telefonia de voz.

"A união entre Verizon e Skype é como se Tom e Jerry fizessem as pazes", disse um importante executivo do setor de telecomunicações, que pediu que seu nome não fosse revelado.

Embora operadoras de telefonia como a AT&T tolerem o uso de aplicativos Skype por seus clientes em celulares, a Verizon Wireless é a primeira operadora de telefonia móvel dos EUA a promover ativamente o serviço, que funcionará em aparelhos como o BlackBerry, da Research in Motion.

"É um momento histórico", disse Josh Silverman, presidente-executivo da Skype. "Sentimos uma verdadeira mudança no pensamento das operadoras. A atitude de algumas delas está mudando rapidamente", afirmou Silverman.

A Verizon anunciou que o novo acordo tem por objetivo conquistar novos clientes.

"Existem 200 milhões de norte-americanos que não utilizam os nossos serviços, e isso nos deixa malucos. Acreditamos que ao oferecermos esse aplicativo, atrairemos todo um novo grupo de usuários", disse John Stratton, vice-presidente de marketing da Verizon Wireless.

"Até quando divulgamos essa entrevista coletiva conjunta, os comentários que surgiram nos blogs eram do tipo 'só no dia de São Nunca'", acrescentou.

Os clientes da Verizon com planos de dados poderão usar o serviço de telefonia via internet da Skype em nove modelos de celulares inteligentes, a partir do mês que vem, anunciaram Verizon Wireless e Skype durante a Mobile World Congress, em Barcelona.
 
Fonte: Folha
 

Celular cura mal de Alzheimer


Um estudo publicado no Journal of Alzheimer's Disease revelou que ratos que receberam pequenas doses diárias de radiação, semelhantes àquelas produzidas por telefones celulares, tiveram melhoras significativas na memória.

A novidade é que quando esse mesmo procedimento foi feito com ratos predispostos à doença de Alzheimer, a radiação não só melhorou a memória, como reverteu os danos cognitivos causados pela doença. Ainda resta saber se os mesmos procedimentos poderão ser aplicados aos seres humanos.

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/220257_post.shtml

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Atualização do Windows 7 pretende bloquear cópias piratas

Microsoft liberará atualização opcional do Windows 7 que pretende detectar cópias ilegais do sistema operacional.


windows_7_seguranca_150.jpgA Microsoft informou na quinta-feira (11/2) que vai soltar para usuários do Windows 7 uma atualização que detecta cópias ilegais instaladas usando mais de 70 diferentes programas.
A atualização para o Windows Activate Technologies (WAT), software anti-pirataria anteriormente conhecido como Windows Genuine Advantage (WGA), será colocado no site de downloads da Microsoft no próximo dia 17 de fevereiro como uma atualização opcional categorizada como “importante”.


As versões Home Premium, Professional, Ultimate e Enterprise do sistema operacional ganharão a atualização. “Gostaria de lembrar que a atualização é voluntária, o que significa que você pode escolher se instala ou não quando aparecer a janela do Windows Update”, disse o gerente do grupo de ativação da Microsoft, Joe Williams, em um post no blog Genuine Windows.
Trata-se de uma prática bem diferente da que a empresa adotou em 2006, quando a Microsoft forçou usários do Windows XP a atualizarem o WGA com uma atualização de alta prioridade. Muitos usuários processaram a empresa pelo comportamento, abandonado logo depois.

De acordo com Williams, a atualização do WAT detecta mais de 70 “exploradores de ativação”, termo da Microsoft para o que os usuários denominam “crack”,  processo de roubar chaves para ativar ilegalmente cópias do Windows 7.  Após a atualização estar instalada, PCs rodando cópias ilegais começarão a mostrar um fundo preto. “Máquinas rodando versões legítimas do Windows 7 não verão nada”, disse Williams.
Para o mercado chinês, a Microsoft vai atrasar o lançamento da atualização. A empresa fará uma campanha publicitária explicando os riscos de usar produtos piratas no país antes de liberar a atualização. Cópias piratas do sistema operacional estavam disponíveis online e vendidas em barracas de eletrônicos em Beijing desde semanas antes do lançamento oficial do Windows 7.

Microsoft lança pacotão de atualizações para corrigir 26 vulnerabilidades

Uma das atualizações responde a problema com arquivos “.avi". Colunista avalia pesquisa que aponta infecção em 32% dos computadores.

Em janeiro, a Microsoft lançou apenas um boletim no pacote mensal de correções. Depois de um boletim emergencial para eliminar uma brecha crítica no Internet Explorer, a empresa disponibiliza agora, em fevereiro, um “pacotão” de correções: são 13 boletins eliminando 26 vulnerabilidades. A maior parte dos problemas encontra-se em componentes variados do Windows – no DirectShow (responsável pela exibição de vídeos), no SMB (compartilhamento de arquivos) e até no Paint. O Office também recebeu duas atualizações.

Também esta semana: 32% dos computadores com antivírus estão infectados, Plugin para o Firefox acompanhava cavalo de troia.

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc.), vá até o fim da reportagem e deixe-a na seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras. 
>>> Microsoft lança 13 boletins para corrigir 26 vulnerabilidades
O pacote mensal de atualizações da Microsoft chegou nesta terça-feira (9) – a segunda terça-feira útil do mês, como de costume. A empresa publicou 13 boletins de segurança, detalhando 26 vulnerabilidades que foram eliminadas por atualizações para o Windows e para o Office.

Dois boletins (MS10-003 e MS10-004) resolvem problemas no Office, um deles especificamente no PowerPoint. Essas falhas permitem que código malicioso seja executado no PC quando um arquivo for aberto nos programas do Office.

Uma falha grave no Paint também foi corrigida. Se explorada, a brecha possibilita que um arquivo JPEG, quando aberto no Paint, resulte em infecção do PC. A Microsoft não considera a falha grave porque o Paint não é o programa padrão para visualizar imagens no Windows. Um invasor teria de convencer o usuário a abrir a imagem no Paint.

No Windows, foram eliminados problemas no kernel (o “coração” do sistema), no protocolo de compartilhamento de arquivos, na rede TCP/IP e no DirectShow, entre outros componentes. A Microsoft ressaltou a gravidade da falha no DirectShow, que foi considerada “crítica”: ela permite que um arquivo de vídeo “.avi”, quando aberto, infecte o sistema.

Arquivos de vídeos são normalmente seguros. A maioria dos usuários não suspeita que possa existir um vírus em arquivos desse tipo. Normalmente, isso não é possível, exceto quando uma brecha como a que foi corrigida na terça-feira é encontrada. A Microsoft deu à vulnerabilidade um “índice de exploração” 1, o mais grave, o que significa que a brecha provavelmente será explorada por criminosos.

Uma das falhas, descrita no boletim MS10-009, permite que um sistema Windows com IPv6 seja comprometido pela rede – um cenário clássico de invasão sem nenhum envolvimento do usuário. No entanto, há complicações que dificultam a exploração da falha. Muitos PCs nem mesmo tem um acesso IPv6 à internet. O IPv6 é o protocolo de conexão que irá substituir o atual IPv4, num esforço para resolver o problema de escassez de endereços disponíveis na internet.

Em janeiro, a Microsoft havia lançado apenas um boletim de segurança. O segundo boletim do ano, MS10-002, foi disponibilizado em caráter emergencial para corrigir a brecha no Internet Explorer usada na Operação Aurora.

A aplicação das atualizações é necessária para manter o computador seguro. O uso do recurso de atualizações automáticas, configurável no Painel de Controle, é recomendado. É a maneira mais fácil de receber as atualizações corretas todos os meses sem se preocupar. Vá no Painel de Controle, entre em Atualizações Automáticas e verifique se o recurso está ativado. 

>>> 32% dos computadores com antivírus está infectado
De acordo com um relatório da empresa de segurança SurfRight, um contingente de 32% dos computadores com antivírus instalado e atualizado tem algum tipo de infecção. Entre os computadores sem antivírus, 46% estavam infectados. O relatório mostra que a proteção antivírus já não é suficiente para proteger os internautas dos perigos da web.

No entanto, a pesquisa “tende” um pouco para esse resultado. Ela foi conduzida com base no uso da ferramenta Hitman Pro 3, da própria SurfRight, que combina sete tecnologias antivírus. Normalmente, usuários que buscam essa solução já estão com algum tipo de problema no computador.

Usuários com o Service Pack mais recente para sua versão do Windows estavam menos infectados. A versão do Windows com menos infecções foi o Service Pack 2 do Windows Vista (23% na versão 32-bit e 22% na 64-bit). O Windows 7 ficou com 33% na versão 32-bit e 24% na versão 64-bit.



>>> Plugin para o Firefox acompanhava cavalo de troia
A Mozilla alertou que o plugin “experimental” Master Filler, para o Firefox, vinha acompanhado do cavalo de troia Bifrose que, entre suas funções, dá acesso total do computador para o invasor. O plugin foi retirado do site oficial de download de plugins.

Anteriormente, a Mozilla havia afirmado que o plugin Sothink Video Downloader também estava infectado, porém com o cavalo de troia LdPinch. Uma análise mais aprofundada conduzida pela organização mostrou que o plugin na verdade não tinha infecções.

A mesma análise concluiu que o Master Filler realmente tinha o cavalo de troia Bifrose. O plugin teve cerca de 700 downloads até ser retirado do ar no dia 25 de janeiro.

Não é a primeira vez que um plugin da Mozilla está infectado. Em 2008, o pacote de idioma vietnamita para o Firefox também incluía um código malicioso.

Fonte: G1



Primeira foto do N98 possivelmente vazada.

Nokia N98
 

Rumores sobre o Nokia N98 tem sido algo apresentado em torno de 2007, mas só hoje que temos uma foto que supostamente mostra o smartphone.

A foto pareceu lá no BeGeek.fr, vendo a imagem nos permite visualizar um teclado QWERTY completo e uma tela touchscreen de inclinação, sugerindo que o N98 será um pouco semelhante ao Nokia N97 e Nokia N97 mini.

Diz-se que o visor do Nokia N98 mede 4 centímetros e do smartphone (que deve, naturalmente, correr Symbian) tem 32GB de memória interna.

Bem, aqui está, é isso que o Nokia N98 pode parecer com:

Nokia N98 QWERTY.

BeGeek diz que o N98 estará disponível em algum momento antes do Natal de 2010, para um preço de varejo de € 450 (cerca de US $ 615), então eu acho que um anúncio MWC está fora de questão (embora nunca se pode saber). A empresa finlandesa provavelmente pode anunciar o Nokia N8 antes do N98, supondo que o N8 realmente existe.

Texto via SlashGear
 

Compaq Airlife 100 é um legítimo smartbook.

por Leonardo Martins

 
Se Steve Jobs diz que os netbooks não oferecem muita coisa e que o futuro são os tablets, a HP e seu braço Compaq acreditam que o CEO da Apple se esqueceu de uma categoria: os smartbooks. E por isso a empresa anunciou na Espanha o Airlife 100, o netbook com configuração de smartphone.
A categoria smartbook ainda é um pouco confusa e ninguém sabe ao certo o que ela realmente é, mas talvez o Airlife 100 seja o primeiro modelo em que você olha as especificações e diz “é isso aí”. Por dentro de sua telinha de 10,1 polegadas sensível ao toque – isso mesmo – o smartbook leva um processador Snapdragon de 1 GHz (o mesmo do Nexus One), um SSD de 16 GB, conexão Wi-Fi e 3G. Para completar a cara de smartphone, o sistema operacional é um Android redesenhado para o aparelho.

O curioso é que a linha Compaq é conhecida por seus PCs corporativos, quadradões e sem muito afinco na hora da diversão e mobilidade. Mas, como a novidade chega primeiro à Espanha, talvez ele atravesse o oceano com a marca da HP estampada. E existe um detalhe que pode causar certo desconforto em vocês, caros leitores: lá na Europa ele será vendido em uma parceria com a Telefonica, com preço subsidiado pela gigante da telecomunicação. O bom é que a parceria da Telefonica com a HP é válida para o velho continente e para o nosso também, a querida América Latina, ou seja, ele pode desembarcar por aqui em breve.

FONTE: Info.

Tablet da Panasonic tenta ser indestrutível.

Nada de competir pelo mesmo público dos tablets elegantes e esguios. Com o Toughbook H1 Field, a Panasonic quis agradar quem trabalha com manutenção, vendas de rua e outras atividades pesadas. Não é para menos: ele parece uma caixa de ferramentas.
O novo membro da linha Toughbook, com tela de 10,4 polegadas, acompanha a característica robusta de seus irmãos mais velhos. A Panasonic espera que você possa arremessá-lo de até 1,8 metro sem precisar mandá-lo para a assistência técnica. Bem fortinho, o garoto.
Dentro dele mora um Intel Atom de 1,8 GHz, combinado com Windows 7. De acordo com a Panasonic, ele funciona sem complicações de 15 graus Celsius negativos a 60 graus Celsius positivos, por seis horas. Ele tem GPS, câmera, Wi-Fi e Bluetooth. Tudo isso mais o HD de 64 GB pesa 1,3 quilo.
A versão mais básica do Toughbook H1 não sai por menos de 3 379 dólares.
 

Via Info Plantão

Nokia: Pode finalmente lançar novo esquema de nomenclatura.

Nokia N8

Como você provavelmente já sabe, a Nokia não tem um telefone com câmera 12MP, ou poderia tê-lo, mas ele mantém isso em segredo por agora.

No ano passado, ouvimos dizer que o primeiro telefone da empresa 12MP seria o Nokia N87. No entanto, alguns novos detalhes vazaram e sugerem que os rumores do smartphone de 12MP pode ser realmente chamado Nokia N8.

 Rumores em um site francês diz que o Nokia N8 (ou Nokia N8-00), será lançado no primeiro semestre de 2010, vindo como o primeiro smartphone baseado em Symbian ^ 3. Além do Symbian e uma câmera 12MP, o Nokia N8 deverá constar: 3,5 polegadas de tela touchscreen capacitiva, HD (720p) para gravação de vídeo, porta HDMI e alguns Serviços de vídeos on demand acessíveis através da loja do Ovi.

Via The Nokia Blog

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CELULARES: Anatel proíbe operadoras de celular de mandarem mensagens aos clientes

Atendendo a uma recomendação feita pelo MPF (Ministério Público Federal), a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) proibiu todas as operadoras de telefonia móvel de encaminharem mensagens de texto não solicitadas a seus consumidores.


Segundo a agência, todas as operadoras receberam um ofício informando sobre a obrigação, a partir de 1º de maio de 2010, de que os contratos de adesão ao serviço de telefonia móvel contenham cláusulas em que o cliente possa optar por receber ou não mensagens publicitárias.
As cláusulas devem ser redigidas de forma clara, acrescidas de um campo onde o usuário deverá assinalar se deseja ou não receber tais mensagens.
Segundo informa o MPF, esse campo específico deverá estar, obrigatoriamente, localizado junto ao parágrafo que trata do assunto, antes da assinatura do usuário, aderindo aos termos dos contratos.
Nos contratos vigentes, os usuários que não quiserem mais receber as mensagens publicitárias deverão entrar em contato com suas operadoras e manifestar seu desejo de não mais receber mensagens publicitárias em seus telefones celulares.
Contratos
No mesmo documento, a Anatel ainda determinou que todos os contratos, a partir de 1º de maio, deverão ser redigidos com fonte de tamanho não inferior ao corpo 12. A determinação segue a alteração feita no artigo 54, do Código de Defesa do Consumidor. A Lei 11.785/08, entre outras obrigações, determina que contratos devam ser redigidos, no mínimo, com corpo 12.
O procurador Márcio Schusterschitz da Silva Araújo, autor da recomendação, entende que o cliente tem direito à privacidade e deve ter a possibilidade de escolher se quer receber ou não mensagens em seu aparelho.
“O MPF verificou que o usuário recebe todo o tipo de mensagem em seu celular, como jogos de azar e promoções, sem pedir ou poder optar por não receber, com isso as empresas ofendem o direito a privacidade e o consumidor tem direito a optar por não receber tais mensagens”, afirma o procurador, que manterá o procedimento aberto para verificar se as operadoras cumprirão as determinações da Anatel.

Vírus: Falso aplicativo do Orkut promete dar "superpoderes" aos usuários

Imagine um aplicativo do Orkut que dê acesso à lista completa de quem visitou o seu perfil, com todas as páginas que os visitantes clicaram.
Pense em uma conta Premium que mostre todas as fotos, recados e vídeos de todos os usuários da rede social, mesmo os que estão trancados. 

Pois esse "plugin" não existe, mas vem gerando tumulto na internet brasileira.
Um falso aplicativo ("Orkut Ouro") pede para que os internautas mandem nome completo, e-mail de cadastro no site, nome de três comunidades e dois amigos da lista e a senha de usuário, para "testar o serviço por 7 dias totalmente de graça".
O Google alerta: trata-se de uma montagem. Felix Ximenes, diretor de comunicação da companhia no Brasil, diz que 'o Google já está tomando as devidas providências". "Não é uma ação nossa. Alguém está se fazendo passar por nós', diz.
A companhia recomenda ainda que usuários não deem sua senha, tampouco dados.
Segundo o Google, o Orkut tem 80 milhões de usuários. 

O anúncio do Orkut Ouro foi feito por um internauta identificado como Pedro Vanzella (veja aqui).
Durante a tarde de hoje, Vanzella postou um comunicado no seu blog, no qual afirma que o Orkut Ouro era uma "brincadeira".
"A brincadeira era simples. Convidamos todos os nossos amigos a adicionar imagens que diziam que requeriam uma conta num fictício "Orkut Ouro" para serem visualizadas. A intenção disso era simplesmente causar confusão entre nosso círculo de amigos, um trote inofensivo. Ninguém teve conta no Orkut nem sequer dinheiro roubado por causa da brincadeira", afirmou ele. "Obviamente nada disto é verdade. É tudo uma grande brincadeira."
Ele afirma ainda que "pedir usuário e senha foi apenas uma experiência com Engenharia Social, provando meu fato de que as pessoas não se importam com seus dados, desde que o prêmio pareça ser bom."
Vanzella também garante que não fez mau uso dos dados coletados. "Em momento algum eu abri um email que aparentasse conter uma senha, ou dos que abri por engano, não utilizei uma senha sequer. Deletei absolutamente todos os e-mails que vieram com contato para obter Orkut Ouro e não fiz nada dos dados."

FONTE: Folha Online