10 de fevereiro de 2010, 3:30
Apple não está sozinha na imposição do novo padrão HTML para substituir o Adobe Flash, deixando para trás ferramentas hoje populares. Com o abandono do IE6 pelo Google, o caminho agora é sem volta.
Por Raphael Monteiro Barboza
Mais importante do que o anúncio de que o Google não irá mais dar suporte ao Internet Explorer 6 em seus aplicativos online, é a quase imposição da Apple para que os usuários abracem o HTML 5.
Se você é desenvolvedor ou curioso sobre o assunto, é bom ficar atento. Veja aqui quais são as principais mudanças do HTML 5.
Além de dar adeus ao IE6, o Google também não vai mais aceitar versões antigas de outros navegadores, como Firefox e Safari – somente alguns serviços ficarão disponíveis, como Google Docs e Google Calendar.
Toda esta “revolução” teve efeito, oficialmente, após o Google ter sofrido o seu o maior ataque de hackers. A empresa cita a falta de segurança de navegadores como IE6. Este fator pode ser decisivo para a atualização dos navegadores, facilitando ainda mais a migração para o HTML 5.
Com o lançamento do iPad, se você ainda achava desperdício começar a aprender as novidades do HTML 5, agora pode ter certeza que será obrigatório.
Steve Jobs foi curto e grosso. O iPad não tem suporte ao Adobe Flash e deixou bem claro que a internet está migrando para o HTML 5. Supostamente, problemas no plugin do Adobe são fatores que levaram a decisão de não fornecer o suporte.
Enquanto isso, o Youtube anunciou recentemente que desenvolverá um novo player de vídeo compatível para a nova tag.
Enquanto isso, o Youtube anunciou recentemente que desenvolverá um novo player de vídeo compatível para a nova tag.
Aliás, não é de hoje que o Youtube tenta se colocar à frente dos demais em matéria de adoção de novas tecnologias (ou de abandono de plataformas antigas, como preferir).
Ano passado, o Youtube protagonizou uma campanha contra a utilização do IE6 da Microsoft, por exemplo.
Antes previsto para se popularizar somente no biênio 2011/2012, é muito provável que esse conjunto de fatores tragam o HTML 5 para bem perto de nós já agora em 2010. Caberá não somente aos desenvolvedores, mas também ao comportamento dos usuários. [Webinsider]
Fonte: http://webinsider.uol.com.br/2010/02/10/ipad-e-google-empurram-migracao-para-html-5/
TAGS: Ipad, Google, HTML 5
Fonte: http://webinsider.uol.com.br/2010/02/10/ipad-e-google-empurram-migracao-para-html-5/
TAGS: Ipad, Google, HTML 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário